A ACM em Coimbra

O dia 20 de Junho de 1918 tem sido considerado como a  data da inauguração do Edifício Sede. No entanto o movimento acemista surgiu em Coimbra, no ano 1914 com a designação de Federação de Académicos e com sede na extinta Rua do Cosme e sucessivamente designada por A.C.E. e A.C.M.

 

E, em Coimbra, o que é a A.C.M?

É uma Instituição de educação integral que tem por fim promover o bem-estar físico e o aperfeiçoamento intelectual, social, moral e espiritual dos seus sócios independentemente do género, idade, sem distinção de raça, cor ou crença religiosa embora, tenha por norma os princípios do cristianismo.

A ACM de Coimbra, sem perda da sua completa autonomia e independência de acção, encontra-se filiada quanto aos seus propósitos de ordem moral, espiritual e ideal, na Aliança Nacional das ACM’s e através desta na Aliança Mundial das ACM’s.

A Associação Cristã da Mocidade tem, ao longo da sua existência contribuído (e de que forma!), para o desenvolvimento integral dos jovens que, geração após geração, encontraram na ACM uma casa amiga na qual, através da participação activa nas nossas múltiplas actividades, complementaram e enriqueceram a sua formação enquanto homens/mulheres e como desportistas.

Neste ponto, realçamos que a ACM de Coimbra (em conjunto com o seu Campo de Férias Conde Foz de Arouce) é das Associações mais eclécticas do País. Intransigentemente fiel à sua filosofia original - promoção do homem em toda a sua Plenitude -, a ACM tem acompanhado as constantes mutações sociais diversificando os seus programas de acção no sentido de dar uma resposta adequada ás situações de carência e desigualdade.

Os excelentes serviços prestados a Coimbra na Cultura, na Educação Física e no Desporto, no desenvolvimento integral do jovem, mereceram das entidades oficiais os seguintes galardões:

Instituição de Utilidade Pública - 20/07/1984
Medalha de Bons Serviços Desportivos - 03/05/1988
Medalha de Ouro da Cidade de Coimbra - 04/07/1993

A ACM